domingo, 6 de abril de 2014

1º dia do V Ciclo de Palestras


Amanhã acontecerá a palestra de abertura do V Ciclo de Palestras, organizado pelo PET Engenharia Química. Para André Sionek, fundador da revista Polyteck, a revista de ciência e tecnologia que é distribuída gratuitamente, a motivação é uma das chaves para profissionais criarem grandes inovações. Este será o tema da palestra de abertura deste evento.

As palestras do Ciclo serão realizadas no auditório superior do prédio de Engenharia Química, de segunda à sexta-feira das 12h30 às 13h20. Não perca! E, caso deseje certificado de participação, abra o formulário clicando aqui.

Resumo da palestra:

Imagine que é 1996 e você apresenta duas novas enciclopédias para um economista.

A primeira delas é financiada pela Microsoft. A empresa vai contratar escritores profissionais e editores para escrever sobre milhares de tópicos. Gerentes vão cuidar para que o projeto seja concluído a tempo e dentro do orçamento. Então a Microsoft vai vender a enciclopédia em CD-ROMs e posteriormente online.

A segunda enciclopédia não virá de uma empresa. Ela será criada por dezenas de milhares de pessoas que escrevem e editam artigos por diversão. Elas não precisam de nenhuma qualificação especial e não receberão nenhum centavo para escrever ou editar os artigos. A enciclopédia vai existir online e será gratuita, sem nenhum custo para qualquer um que queira usá-la.

Agora peça para o economista imaginar o futuro: "daqui a 15 anos, uma delas será a maior e mais popular enciclopédia do mundo e a outra estará morta. Qual é qual?" Em 1996, você não encontraria um único economista sóbrio que não indicaria o primeiro modelo como bem sucedido.

O nosso sistema econômico está passando por transformações significativas. Há alguns anos, ninguém consideraria que seria possível alguém se sentir motivado para trabalhar de graça para a Wikipedia. A verdade é que as velhas técnicas de ensino e gerenciamento não são mais suficientes para nos manter motivados por muito tempo e, na verdade, elas podem até matar a nossa motivação. As maiores inovações do nosso século vieram de pessoas que entenderam o que realmente nos motiva e souberam usar isso a seu favor.




Nenhum comentário: