terça-feira, 16 de setembro de 2014

As sacolas plásticas estão em processo de extinção




As sacolas plásticas, tão comuns e necessárias para alguns, já são alvo de muitas críticas em relação ao seu uso, são embalagens descartáveis que poluem o meio ambiente por centenas de anos. 

Enquanto muitos só falam sobre a necessidade de serem tomadas medidas sobre o assunto, o Parlamento Europeu já aprovou no primeiro semestre desse ano a meta de reduzir em 80% a quantidade de sacolas plásticas consumidas na União nos próximos cinco anos. Decisão que ainda precisa ser discutida com os países membros. A média de consumo por habitante na UE é de 176 sacolas descartáveis por habitante a cada ano. A Irlanda já conseguiu reduzir esse número para 18 por habitante devido ao imposto cobrado em cima da embalagem. Impostos e taxas são uma proposta para estimular a redução no consumo das sacolas, mas também há a possibilidade da proibição do uso desse produto.

Na Califórnia, o governador, Jerry Brown aprovou uma uma lei, que deverá em vigor antes do final de setembro. O objetivo é fazer com que as sacolas plásticas desapareçam, primeiramente do comércio de alimentos e medicamentos e posteriormente das pequenas lojas e mercados, substituindo-as por sacolas recicláveis, ou de papel que serão vendidas aos consumidores.

Leia as notícias completas aqui, e aqui.

Nenhum comentário: