quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Energia e combustíveis a partir de mecanismos fotossintéticos




Folha artificial gera energia fazendo fotossíntese natural
Uma área de pesquisa de grande interesse atualmente é a replicação do mecanismo de fotossíntese das plantas de modo a produzir energia e combustíveis.

Já estão sendo estudadas algumas abordagens promissoras, sendo que uma delas consiste em substituir  os semicondutores das células solares por complexos extraídos do complexo natural da fotossíntese das plantas, bactérias ou algas. Na Universidade Ruhr, na Alemanha, Tim Kothe e seus colegas deram pelo menos 1.000 passos na sua busca pelas células artificiais fotossintéticas: suas biocélulas solares passaram da casa dos nanowatts gerados para a casa dos microwatts.

Outra possibilidade interessante é o que fizeram pesquisadores da Universidade Nacional Australiana, que, a partir da modificação da ferritina, conseguiram replicar com êxito um dos passos fundamentais da fotossíntese. Como seu nome indica, o papel mais comum da ferritina é armazenar ferro, mas Kastoori Hingorani descobriu uma forma de remover o ferro e substituí-lo por manganês, construindo um mecanismo muito semelhante ao que executa a quebra das moléculas de água na fotossíntese. A ideia é criar biorreatores alimentados por luz solar para fabricar hidrogênio a ser usado em células a combustível.

Leia as notícias completas aqui e aqui!

Nenhum comentário: